top of page
Buscar
  • cosmeticosbomebara

Lavar os Cabelos Todo dia Faz Mal?

Indo direto ao ponto, podemos dizer que na verdade não existe um número correto ou perfeito de vezes que se deva lavar o cabelo para conseguir os resultados de saúde e look almejados. A frequência de lavagens depende de alguns fatores como: tipo de cabelo e couro cabeludo, clima, estilo de penteado e estilo de vida. Mas nas próximas linhas desse artigo discutiremos o assunto com mais de detalhes.



Diferentes Fatores


Um cabelo muito seco pode ter seus fios ainda mais ressecados se lavado todos os dias porque isso tende a causar a perda do óleo natural do couro cabeludo que, nesse caso, é produzido em menor quantidade. Já quem tem os fios oleosos ou um couro cabeludo que transpira muito precisa de lavagens diárias, justamente pelo excesso de impurezas.

Em regiões praianas e de clima mais quente, o cabelo também precisa de mais cuidados e lavagens mais frequentes porque acumula mais danos. A recomendação para quem pratica esportes ou atividades ao ar livre é similar. Estes devem lavar o cabelo diariamente ou ao menos quando realizarem estas atividades, para retirar as substâncias externas e excesso de oleosidade que se acumulam e também proteger, hidratar e reparar contra os danos do sol, cloro, elásticos de cabelo, entre outros.

 

Cuidados Com o "Estilo"

Se você utiliza muitos produtos de estilizar, como géis, sprays ou pomadas, cujas substâncias deixam resíduos fortes, deve lavar seu cabelo com maior frequência, preferencialmente sempre que aplicá-los.


Em qualquer caso, o recomendado é sempre usar produtos de qualidade!
 

Ainda que pesquisas científicas comprovem que não há nenhum problema em lavar o cabelo todos os dias (desde que se apliquem produtos de qualidade), alguns cuidados devem ser observados.

Entre os erros mais comuns de quem pratica este cuidado todos os dias está no uso de alguns produtos agressivos durante o ritual e principalmente na temperatura da água, pois a mesma aquecida pode causar a inflamação do couro cabeludo, chamada de dermatite seborreica. Já o uso demasiado de shampoos de tratamento - como aqueles com agentes seborreguladores - ressecam e causam o efeito rebote do couro cabeludo. E dormir com os fios molhados ou úmidos pode desencadear alguns tipos de micoses.

Contudo é claro que a falta de cuidado e higiene frequente também pode causar problemas à região. Quem passa muitos dias sem lavar as madeixas e o couro cabeludo pode desenvolver vários problemas: um acúmulo enorme de secreção, sebo e outros resíduos de poluição no local. Com isso o paciente acaba tendo caspa, coceira, foliculite e, em alguns casos, até a queda acentuada dos fios.

 

Como Lavar o Cabelo Corretamente?


Abaixo um passo-a-passo para você ter mais confiança de estar fazendo o certo na hora de lavar seu cabelo:



1º passo) Aplique o shampoo de sua preferência no couro cabeludo e massageie levemente por alguns minutos com as pontas dos dedos (evitando usar as unhas) e deixe o produto escorrer pelo comprimento dos fios. Enxague.


2º passo) Em seguida, aplique o condicionador do comprimento até as pontas do cabelo ainda úmido - evitando o couro cabeludo para não criar acúmulo de produto na região. Deixe o creme agir por alguns minutos e enxague logo em seguida.


Atenção: em caso de usar um creme de limpeza, não é necessário usar o shampoo e o condicionador. Esse cuidado já substitui os dois produtos.


3° passo) Aqui você pode incluir um tratamento capilar - máscara ou ampola de hidratação, por exemplo.

 

Nossa Conclusão

Não existe um número ideal de lavagens que se aplique a todas as pessoas. Isso porque o cabelo deve ser lavado de acordo com a oleosidade do couro cabeludo e dos fios, e isso varia com o tipo de cabelo de cada um. Alguns outros fatores também devem ser levados em consideração para a lavagem dos fios, como dias quentes e úmidos, prática de atividade física e excesso de produtos usados nos fios, que tendem a deixar o cabelo mais sujo. E por falar em produtos, vale ressaltar, use sempre shampoos e afins de qualidade, testados e aprovados pela Anvisa, afim de não correr o risco de expor seu cabelo a substâncias danosas. Os produtos que divulgamos em nosso site são selecionados pela qualidade e custo benefício, e nossa equipe atesta seus resultados.


Ainda não conhece nossa loja? Visite agora mesmo!

 

FONTES:






5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page